Newswise — ROCHESTER, Minnesota A prescrição de determinados nutrientes, grãos, frutas e legumes personalizados para os genes e outras características biológicas de uma pessoa pode ajudar a melhorar sua saúde? Os pesquisadores da Mayo Clinic estão explorando os possíveis benefícios da orientação personalizada de dieta e de nutrientes para os genes, o metabolismo, o microbioma e outras características distintas de uma pessoa. O objetivo final dessa abordagem abrangente é promover saúde e ajudar a prevenir doenças relacionadas à alimentação, incluindo doença cardíaca, diabetes e alguns cânceres. 

A pesquisa mostra que cerca de 11 milhões de mortes por ano em todo o mundo estão ligadas a fatores relacionados à alimentação, juntamente com os impactos contribuintes da genética, idade, sexo, peso e deficiências no sono e no exercício. 

Assim como as pessoas têm respostas diferentes a determinados medicamentos, fator que é conhecido como farmacogenômica, os genes e o estilo de vida de uma pessoa também podem alterar a resposta aos alimentos que ela ingere, incluindo como o corpo metaboliza, absorve e distribui os nutrientes. 

A nutrição de precisão faz parte de uma nova era na medicina individualizada, orientada pelo avanço nas abordagens multiômicas, com atenção especial à metabolômica, que é o estudo das substâncias criadas quando o corpo metaboliza alimentos, medicamentos ou o próprio tecido. 

A multiômica é uma combinação de duas ou mais abordagens “ômicas”. Relacionada à nutrição, uma abordagem multiômica combinada usa a genômica, a metabolômica e o microbioma do paciente. Outras abordagens “ômicas” incluem a proteômica (o estudo das proteínas), a epigenômica (o estudo das mudanças epigenéticas no DNA) e a transcriptômica (o estudo das moléculas de RNA). 

O Dr. Ian Lanza, Ph.D., dirige um programa de pesquisa em endocrinologia, nutrição e metabolismo, e é o diretor da Unidade Principal de Metabolômica da Mayo Clinic, especializada como um recurso analítico para detecção e quantificação de pequenas moléculas. A pesquisa do Dr. Lanza é centralizada na obesidade, no envelhecimento e em outras disfunções relacionadas ao metabolismo. 

“No geral, meu trabalho está focado em descobrir abordagens eficazes, realistas e econômicas para ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis por mais tempo, avançando no entendimento dos eventos celulares moleculares que contribuem para o declínio metabólico e funcional”, diz o Dr. Lanza. “As tecnologias metabolômicas podem nos ajudar a detectar e quantificar as várias moléculas pequenas que estão em todas as nossas células. Elas estão na nossa corrente sanguínea. Estão na urina, na saliva e nas lágrimas.” 

O Dr. Lanza diz que analisar pequenas moléculas pode oferecer uma visão do que está acontecendo com determinadas vias metabólicas em uma célula. 

“A metabolômica nos ajuda a responder a perguntas como: quais vias metabólicas subjacentes podem ser alteradas por uma doença ou um tratamento e quem pode desenvolver uma doença futura?”, explica o Dr. Lanza. 

O Dr. Lanza diz que o poder da metabolômica é a possibilidade de conseguir prever o risco de uma pessoa para certas doenças e oferecer oportunidades de prevenção. 

Para saber mais informações, visite o Centro de Medicina Individualizada da Mayo Clinic 

### 

Sobre a Mayo Clinic   

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic. 

   

Mayo Clinic

Source link

You May Also Like

Wagner Group chief accuses Russian army of attacking Wagner forces

Wagner Group chief accuses Russian army of attacking Wagner forces – CBS…

Former Trump lawyer admits to her election “misrepresentations”

Jenna Ellis, former legal adviser to President Donald Trump, has been publicly…

Kremlin denies involvement in jet crash that killed Wagner chief Yevgeny Prigozhin

Kremlin denies involvement in jet crash that killed Wagner chief Yevgeny Prigozhin…

“Unacceptable, hateful and dangerous”: Adidas drops Kayne West while others also distance themselves

Adidas has cut ties with Kanye West following the rapper and designer’s repeated…