Newswise — ROCHESTER, Minnesota –Pesquisadores da Mayo Clinic descobriram que pessoas com transtorno depressivo maior e histórico de tentativa de suicídio possuem biomarcadores distintos que estão correlacionados com a resposta à terapia antidepressiva. As novas descobertas, publicadas na revista Frontiers Pharmacology, são a chave para estratégias de tratamento individualizado e identificação precoce dos pacientes com alto risco de suicídio.   

Para o estudo, os pesquisadores usaram tecnologias multiômicas, (especialmente metabolômica e genômica) para analisar amostras de 350 pacientes com transtorno depressivo maior. Eles compararam as amostras dos pacientes com e sem histórico de tentativa(s) de suicídio e descobriram assinaturas multiômicas baseadas em sangue entre os dois grupos, apesar de todos os pacientes terem o mesmo diagnóstico de transtorno depressivo maior.   

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 700 mil pessoas em todo o mundo morrem em decorrência de suicídio a cada ano, juntamente com tentativas não fatais de 10 a 20 vezes esse número. Uma tentativa anterior de suicídio é o maior fator de risco para suicídio na população em geral.  

“Avaliar os pacientes suicidas pode ser desafiador, pois as avaliações de risco clínico são inerentemente subjetivas e o transtorno depressivo maior tem altos graus de variabilidade”, afirma Dr. Paul Croarkin, osteopata e mestre em Ciências, psiquiatra no departamento de psiquiatria e psicologia na Mayo Clinic e investigador sênior do estudo. “Nosso estudo estabelece bases para o avanço do potencial prognóstico dessa doença e melhorar os resultados dos pacientes que usam biomarcadores biológicos e digitais.” 

A equipe descobriu que as variações nos genes CLOCK e ARNTL são diferentes nos pacientes com e sem tentativa anterior de suicídio. Ambos os genes estão relacionados com o ritmo circadiano, que regula as funções críticas do corpo, inclusive comportamento, metabolismo, níveis de hormônio e sono. Essas variações genéticas específicas também estão associadas a menores taxas de resposta e remissão antidepressiva.  

A metabolômica é o estudo dos metabolitos, que são substâncias criadas quando o corpo metaboliza alimentos, drogas ou o próprio tecido. A genômica é o estudo dos genes, que influenciam as enzimas fundamentais para a metabolização dos medicamentos. Ainda que elas possam explicar individualmente os aspectos dos processos biológicos, analisá-las conjuntamente tem o potencial de revelar as interações que não foram estudadas previamente.   

De modo geral, a multiômica é uma combinação de duas ou mais abordagens “ômicas”. Exemplos adicionais multiômicos incluem a proteômica (o estudo das proteínas), a epigenômica (o estudo das mudanças epigenéticas no DNA) e a transcriptômica (o estudo das moléculas de RNA).   

Ao avaliar simultaneamente o genoma e o metaboloma, os pesquisadores descobriram assinaturas biológicas que não poderiam ser encontradas pelo genoma ou metaboloma sozinho.  

O estudo faz parte dos esforços contínuos na Mayo Clinic para entender a biologia das tendências ao suicídio para melhorar as abordagens diagnósticas, os tratamentos e os resultados para pacientes com depressão e outros transtornos de humor.  

 

###        

Sobre a Mayo Clinic    A Mayo Clinicé uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.  

   

Mayo Clinic

Source link

You May Also Like

Biden approves Willow oil project in Alaska despite campaign pledge

Since taking office, the Biden administration has faced intense cross-pressure regarding the…

What a difference a year makes: From nearly no snow to a potentially record-breaking pile-up in California | CNN

CNN  —  After a remarkable series of winter storms, California water officials…

Live updates: Tensions simmer between Iran and Israel as war devastates Gaza

Members of the United States Congress are pictured during voting in the…

Three states near deal on Colorado River water after decades of drought

Three states near deal on Colorado River water after decades of drought…