Newswise — FAIRMONT, Minnesota — Se sentir dores no ombro após movimentar o braço, talvez você tenha um problema nele. A dor no ombro pode ser um sinal de artrite, tendiniteruptura do manguito rotador ou instabilidade no ombro. 

Independentemente da causa, o paciente deve procurar um profissional da área de ortopedia. A primeira consulta incluirá uma análise do histórico de saúde, exame físico e possivelmente um raio X para determinar a causa subjacente e extensão do problema no ombro. Em alguns casos, um exame adicional de imagem, como uma ressonância magnética (RM), pode ser necessário. 

O profissional da área de ortopedia indicará as opções de tratamento e ajudará a decidir o que é melhor para você. A primeira linha de tratamento pode incluir: 

  • Tomar anti-inflamatórios que não necessitam de receita médica. 
  • Fazer repouso do ombro/braço afetado. 
  • Colocar gelo no ombro. 
  • Modificar as atividades para evitar complicações. 
  • Receber aplicação de injeção de esteroides. 
  • Fazer fisioterapia para fortalecer os músculos do ombro e braço. 

Muitos estudos demonstram que as pessoas com dores no ombro respondem bem a esses tratamentos e são capazes de se restabelecer para fazer as atividades cotidianas. Porém, caso o paciente esteja sentindo dor e fraqueza, o profissional da área de ortopedia poderá recomendar uma cirurgia. 

Uma das causas de dor e fraqueza é a ruptura do manguito rotador. O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões. Ele mantém a articulação do ombro posicionada e auxilia na movimentação e força do braço. Caso o exame de ressonância magnética (RM) revele uma ruptura no manguito rotador, poderá ser necessário fazer uma cirurgia, ainda que isso não seja necessário para a maioria dos pacientes. 

Normalmente, a cirurgia é ambulatorial, e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Neste procedimento, o cirurgião insere uma câmera minúscula (artroscópio) e ferramentas através de pequenas incisões para recolocar o tendão rasgado no osso. O paciente poderá necessitar de uma tipoia por seis semanas após a cirurgia para cicatrizar o ombro. 

Após quatro a seis semanas, o paciente ainda poderá ter algumas restrições para trabalhar e talvez tenha que mudar as atividades. O profissional da área de ortopedia também poderá recomendar fisioterapia. 

Independentemente de o paciente responder aos tratamentos não invasivos ou necessitar de uma cirurgia, o objetivo do profissional da área de ortopedia é aliviar a dor no ombro para que o paciente possa retomar as atividades cotidianas sem dor ou restrições. 

Dr. Mark Wikenheiser, médico ortopedista no Sistema de Saúde da Mayo Clinic.   

### 

Sobre a Mayo Clinic 
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic. 

Mayo Clinic

Source link

You May Also Like

“CBS Evening News” headlines for Tuesday, October 18, 2022

“CBS Evening News” headlines for Tuesday, October 18, 2022 – CBS News…

Is it finally time to ban junk food advertising? A new bill could improve kids’ health

Today independent MP and former GP Sophie Scamps will introduce a bill…

Ford is going all in on hybrids. Here’s why.

Ford Motor Co. is betting that hybrid vehicles will be the bridge…

Extra Time: Well Hello, Sophia Smith

Sophia Smith’s World Cup Debut: Extra TIME Newsletter | Time Connect Wallet…